Tribos Indígenas do Carnaval Tradição recebem Oficina de Educação Patrimonial



Coletivo Jaraguá promove Oficinas de Educação Patrimonial junto a Tribos Indígenas de Carnaval Tradição de João Pessoa. A proposta visa incentivar agentes culturais à construção de um processo permanente de pesquisa, discussão, divulgação, formação e salvaguarda para as Tribos Indígenas Carnavalescas de João Pessoa.


Reconhecendo-as como patrimônio imaterial, este projeto propõe realizar um curso de formação para jovens participantes das tribos, a fim de provocar o protagonismo destes, no sentido de realizarem ações de registro e documentação das práticas culturais, saberes, lugares e objetos que envolvem este bem cultural, por meio de inventários participativos.


O curso também se apresenta como uma oportunidade para instrumentalizar representantes das tribos envolvidas para o mercado cultural, estimulando a autonomia das atividades locais.


Como resultado do projeto, serão desenvolvidos produtos coletivos, gerados ao longo das atividades de formação com os jovens e com a apresentação no “Seminário Tribos Indígenas Carnavalescas Patrimônio Cultural da Paraíba”.


No projeto, três oficineiros estarão facilitando temáticas (pesquisa de campo, elaboração de projetos, cidadania cultural, etc.) e ferramentas (de educação patrimonial e de pesquisa dos inventários) com os representantes comunitários de forma presencial (na locação e/ou nos bairros onde as tribos estão sediadas).


Além dos oficineiros, o projeto contará com a participação de agentes culturais e pesquisadores da área.


Serão 12 encontros presenciais, uma vez por semana, durante 3 meses.

Principais Posts
Posts Recentes
Arquivos
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square