Projeto de formação para capoeiristas é ponto de debate na UFPB

A salvaguarda da roda e do ofício dos mestres de capoeira é tema de discussão na Universidade Federal da Paraíba, que planeja a realização do curso "Capoeira: Direito, Gestão e Educação".

A capacitação de profissionais do segmento da capoeira foi trazida à discussão no último dia 13 de novembro, na PRAC/UFPB.

Na oportunidade, problematizou-se o contexto histórico por que passa o universo sociocultural em que se encontra inserida a capoeira e foi proposta a formatação de um curso de profissionalização para envolvidos com aquela manifestação cultural.

Debateu-se a necessidade de formação humanística e de mercado para que os capoeiristas enfrentem empoderados as nuances do mundo profissional.

O curso está planejado para ocorrer em 2018 e pretende enfatizar três eixos de trabalho: Direito, Gestão e Educação. O cronograma de ações será definido no próximo encontro (que acontecerá no dia 05 de dezembro de 2017), e contará com a participação de representantes do segmento da capoeira. Na oportunidade haverá a definição de datas e serão firmadas as parcerias para realização do curso.

Além de se propor a trabalhar temas centrais de relevância para o universo da cultura afrobrasileira, a exemplo do Estatuto da Igualdade Racial e de Aspectos Históricos da Capoeira, outras questões serão abordadas nas atividades de formação, dentre elas os direitos da criança e do adolescente e as diretrizes básicas da educação.

Além disso, aspectos práticos relacionados ao universo da gestão e do empreendedorismo, como a elaboração de projetos de captação de recursos, marketing e gestão de entidades, serão tema de formação no curso.

O curso é uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba, IPHAN e movimentos sociais ligados à capoeira e à proteção do patrimônio cultural.

A proposta partiu de iniciativa do projeto social Paratibe em Ação (Professor: Pitoco) e conta com a colaboração do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFPB.


Principais Posts
Posts Recentes
Arquivos
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

© 2018 by  COLETIVO JARAGUÁ. Todos os direitos reservados.

BENS INVENTARIADOS

 

ALA URSA

BOI DE REIS

CAPOEIRA

CAVALO MARINHO

CELEBRAÇÕES DE MATRIZ AFRICANA

CIRANDA

COCO DE RODA

CONSTRUÇÃO DE CASA DE TAIPA

ESCOLA DE SAMBA

LAPINHA

NAU CATARINETA OU BARCA

OFÍCIO DAS PARTEIRAS

OFÍCIO DAS REZADEIRAS

OFÍCIO DO GAITEIRO

PESCA ARTESANAL

QUADRILHA JUNINA

TERRITÓRIO QUILOMBOLA

TRIBO INDÍGENA DE CARNAVAL

CAMBINDAS BRILHANTES DE LUCENA

 

COMUNIDADES

 

Paratibe

Gurugi-Ipiranga

Bairro dos Novais

Alto do Mateus

Porto do Capim

Vale do Gramame

Penha

Rangel

Roger

Lucena

Cabedelo

Santa Rita

Mandacaru

 

FINANCIADORES

 

APOIADORES

DOCUMENTOS