Projeto de formação para capoeiristas é ponto de debate na UFPB

A salvaguarda da roda e do ofício dos mestres de capoeira é tema de discussão na Universidade Federal da Paraíba, que planeja a realização do curso "Capoeira: Direito, Gestão e Educação".

A capacitação de profissionais do segmento da capoeira foi trazida à discussão no último dia 13 de novembro, na PRAC/UFPB.

Na oportunidade, problematizou-se o contexto histórico por que passa o universo sociocultural em que se encontra inserida a capoeira e foi proposta a formatação de um curso de profissionalização para envolvidos com aquela manifestação cultural.

Debateu-se a necessidade de formação humanística e de mercado para que os capoeiristas enfrentem empoderados as nuances do mundo profissional.

O curso está planejado para ocorrer em 2018 e pretende enfatizar três eixos de trabalho: Direito, Gestão e Educação. O cronograma de ações será definido no próximo encontro (que acontecerá no dia 05 de dezembro de 2017), e contará com a participação de representantes do segmento da capoeira. Na oportunidade haverá a definição de datas e serão firmadas as parcerias para realização do curso.

Além de se propor a trabalhar temas centrais de relevância para o universo da cultura afrobrasileira, a exemplo do Estatuto da Igualdade Racial e de Aspectos Históricos da Capoeira, outras questões serão abordadas nas atividades de formação, dentre elas os direitos da criança e do adolescente e as diretrizes básicas da educação.

Além disso, aspectos práticos relacionados ao universo da gestão e do empreendedorismo, como a elaboração de projetos de captação de recursos, marketing e gestão de entidades, serão tema de formação no curso.

O curso é uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba, IPHAN e movimentos sociais ligados à capoeira e à proteção do patrimônio cultural.

A proposta partiu de iniciativa do projeto social Paratibe em Ação (Professor: Pitoco) e conta com a colaboração do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFPB.