Museu do Patrimônio Vivo se despede do mestre Zé Sabino, das Cambindas de Lucena.

Uma das principais referências da cultura popular paraibana, o mestre Zé Sabino, veio a óbito na data de 25 de novembro de 2016.

Por toda uma vida, Zé Sabino dedicou-se, na cidade de Lucena, às cambindas brilhantes e ao coco de roda, sendo reconhecido não apenas pela comunidade, como também por acadêmicos, artistas paraibanos e por diversos outros amantes da cultura popular brasileira.

Dizia que adorava quando as pessoas batiam palmas e respondiam os cocos, que ele tirava da memória.

Nas cambindas, exerceu diversos papeis e sua importância cultural está registrada no Catálogo de Bens Culturais Imateriais do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa.

O Museu do Patrimônio Vivo tem muita gratidão pela generosidade e de ter compartilhado de seus saberes. A tarde de visita do Museu a Lucena foi inesquecível para todos os que fizeram parte dessa história.

Alencar, agente cultural do Museu do Patrimônio Vivo, despediu-se do mestre, em seu perfil pessoal do facebook, com as seguintes palavras: "A cultura da cidade de Lucena ou melhor o grupo cambindas brilhantes perde um de seus ícones em saberes populares e um dos grandes mestres da cultura lucenense, MESTRE ZÉ SABINO. Que deus vos receba em seus braços. O museu do patrimônio vivo da grande joão pessoa se despede desse ícone em saberes populares e de tantos conhecimentos que foram de grande importância para minha formação como Agente Cultural de Lucena. Gratidão sempre ao mestre Ze Sabino por ter aberto sua casa para nos receber sempre feliz".

O músico Paulo Ró, do grupo Jaguaribe Carne, gestor e pesquisador lembrou: "A cultura popular da Paraiba perde mais um mestre, Sr. José Sabino, mestre do grupo Cambindas Brilhantes de Lucena, grande incentivador do grupo, tocador e cantador de coco de roda, um grande artista enfim".