Semana de Museus: Museu do Patrimônio Vivo visita Memorial do TRE/PB

Depois de circular pelas comunidades, a exposição fotográfica itinerante do Museu do Patrimônio Vivo visita o Memorial do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, antes de seguir para Cabedelo.

Dentro da programação da Semana Nacional de Museus, entre os dias 31 de maio a 02 de junho de 2016, a exposição fotográfica do Museu do Patrimônio Vivo estará visitando o Memorial do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Será um rico momento de confraternização entre o Judiciário paraibano e as comunidades da região metropolitana da capital do Estado, que terá como tema Paisagens Culturais e Cidadania.

Na oportunidade, é possível conhecer um pouco da diversidade cultural de localidades da Grande João Pessoa retratadas na exposição, que foi fruto de um inventário realizado por jovens de onze comunidades paraibanas. Alguns dos bens culturais que foram encontrados nas comunidades durante o inventário estão representados na exposição: ala ursa, boi de reis, cambindas brilhantes, capoeira, cavalo marinho, celebrações de matriz africana, ciranda, coco de roda, escola de samba, lapinha, nau catarineta ou barca, ofício das rezadeiras, pesca artesanal, quadrilha junina, território quilombola, tribo indígena de carnaval. São formas de expressão, ofícios tradicionais, lugares e celebrações de importância simbólica para os moradores das comunidades envolvidas.

Além da exposição, o evento contará com a participação do Xote das Meninas, da comunidade do Porto do Capim, e da Capoeira Angola Palmares, do bairro do Roger, bem como com as palestras da pesquisadora Marcela Muccillo, do arqueólogo Moysés Siqueira e do advogado Pablo Honorato.

Após a visita ao Memorial do TRE/PB, a exposição fotográfica continuará sua itinerância pelas comunidades, seguindo rumo para Cabedelo, com visitação programada para 18 de junho, no bairro de Monte Castelo, em frente à casa de Dona Erotilde da lapinha, em meio à celebração das festas juninas da comunidade.

A Semana de Museus é uma ação de promoção e divulgação dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus que acontece anualmente em todo o território nacional.