Brincantes se despedem de Dona Lenita

As comunidades quilombolas de Gurugi e Ipiranga e toda a Paraíba se despedem de uma mulher batalhadora, cujo legado de luta, festa e devoção deixa lembranças e inspirações eternas. Lenita, uma das fundadoras da CPT, que foi uma grande liderança na luta pela reforma agrária no município do Conde, também se revelava uma forte referência das tradições afrobrasileiras nos quilombos de Gurugi e Ipiranga. Mestra do coco de roda Novo Quilombo, Dona Elenita (ou Lenita, como era mais conhecida pelos apreciadores da brincadeira) organizava junto com sua família as festas que alegravam as noites das imediações do galpão Mestre Bitonho. No quilombo, a brincadeira do coco é um a tradição familiar. Conta Marcela de Oliveira, pesquisadora ligada ao Museu do Patrimônio Vivo, que Dona Lenita lhe narrara que, durante sua juventude, muitas vezes acompanhara o pai nas brincadeiras de coco realizadas nos quilombos ali próximos, como os de Mituaçu e Paratibe. Lenita era também uma referência espiritual, como rezadeira e cantadora de incelenças. Sua partida deixa saudades e a certeza de que seus conhecimentos e seu amor pela cultura popular se manterão vivos na memória dos que ficam e resistirão ainda por muito tempo.

dona lenita.jpg

#quilombospolítica #coco #religiosidade