Início da Exposição Itinerante do Museu do Patrimônio Vivo, no Roger

A comunidade do Roger receberá neste sábado, dia 28 de fevereiro, a Exposição Itinerante do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa. O evento será na Casa Pequeno Davi, a partir das 16h. A exposição tem o propósito de expressar a diversidade e a riqueza cultural da localidade e será também um momento de homenagem, reconhecimento e valorização dos grupos e pessoas que mantém vivas as práticas culturais da comunidade. O trabalho foi desenvolvido pelos agentes culturais do Roger, Nina Nascimento e Jonas Ferreira, e tem como articuladora a contramestra de Capoeira Malu Farias.

O Museu do Patrimônio Vivo promove em suas ações debates, formação de agentes culturais locais, pesquisas e políticas públicas voltadas para a identificação, reconhecimento e salvaguarda do patrimônio imaterial e material presentes em diversas comunidades da grande João Pessoa. O trabalho, que contou em sua primeira edição com patrocínio do FMC, conta agora com o apoio financeiro do FIC, atualmente envolve 12 comunidades da grande João Pessoa, mobilizando jovens interessados em articular trabalhos de promoção das referências culturais dos bairros.

Em sua primeira fase, o projeto contemplou os seguintes grupos e referências culturais atuantes no Roger: Capoeira Angola Palmares, Quadrilha Lajeiro Seco e Dona Severina (rezadeira). Desta feita, o Museu apresenta outras importantes referências do bairro como a Ala Ursa Sem Lenço Sem Documento, a Escola de Samba Catedráticos do Ritmo e o Terreiro Ilê Axé Oyá Onirá.

As comunidades participantes do Projeto são: Roger, Rangel, Porto do Capim, Paratibe, Alto do Mateus, Penha, Conde, Bairro dos Novaes, Centro e Carrapeta em Lucena, Monte Castelo em Cabedelo e Centro e Tibiri em Santa Rita.

Programação - Haverá apresentações do Grupo Capoeira Angola Palmares –Roger; Escola de Samba Império do Samba; Ala Ursa Sem Lenço e Sem Documento e Buiu Axé (Solo de Dança Afro).

Contatos:

Malu Farias – 8818-5581

Nina Nascimento – 8886-5514

Coordenadores do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa

Marcela de Oliveira Muccillo

Pablo Honorato Nascimento

Emanuel Oliveira Braga

Laetitia Valadares

Moysés Siqueira Neto

Conheça nossa equipe técnica: clique aqui.


Principais Posts
Posts Recentes
Arquivos
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

© 2018 by  COLETIVO JARAGUÁ. Todos os direitos reservados.

BENS INVENTARIADOS

 

ALA URSA

BOI DE REIS

CAPOEIRA

CAVALO MARINHO

CELEBRAÇÕES DE MATRIZ AFRICANA

CIRANDA

COCO DE RODA

CONSTRUÇÃO DE CASA DE TAIPA

ESCOLA DE SAMBA

LAPINHA

NAU CATARINETA OU BARCA

OFÍCIO DAS PARTEIRAS

OFÍCIO DAS REZADEIRAS

OFÍCIO DO GAITEIRO

PESCA ARTESANAL

QUADRILHA JUNINA

TERRITÓRIO QUILOMBOLA

TRIBO INDÍGENA DE CARNAVAL

CAMBINDAS BRILHANTES DE LUCENA

 

COMUNIDADES

 

Paratibe

Gurugi-Ipiranga

Bairro dos Novais

Alto do Mateus

Porto do Capim

Vale do Gramame

Penha

Rangel

Roger

Lucena

Cabedelo

Santa Rita

Mandacaru

 

FINANCIADORES

 

APOIADORES

DOCUMENTOS