Início da Exposição Itinerante do Museu do Patrimônio Vivo, no Roger

A comunidade do Roger receberá neste sábado, dia 28 de fevereiro, a Exposição Itinerante do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa. O evento será na Casa Pequeno Davi, a partir das 16h. A exposição tem o propósito de expressar a diversidade e a riqueza cultural da localidade e será também um momento de homenagem, reconhecimento e valorização dos grupos e pessoas que mantém vivas as práticas culturais da comunidade. O trabalho foi desenvolvido pelos agentes culturais do Roger, Nina Nascimento e Jonas Ferreira, e tem como articuladora a contramestra de Capoeira Malu Farias.

O Museu do Patrimônio Vivo promove em suas ações debates, formação de agentes culturais locais, pesquisas e políticas públicas voltadas para a identificação, reconhecimento e salvaguarda do patrimônio imaterial e material presentes em diversas comunidades da grande João Pessoa. O trabalho, que contou em sua primeira edição com patrocínio do FMC, conta agora com o apoio financeiro do FIC, atualmente envolve 12 comunidades da grande João Pessoa, mobilizando jovens interessados em articular trabalhos de promoção das referências culturais dos bairros.

Em sua primeira fase, o projeto contemplou os seguintes grupos e referências culturais atuantes no Roger: Capoeira Angola Palmares, Quadrilha Lajeiro Seco e Dona Severina (rezadeira). Desta feita, o Museu apresenta outras importantes referências do bairro como a Ala Ursa Sem Lenço Sem Documento, a Escola de Samba Catedráticos do Ritmo e o Terreiro Ilê Axé Oyá Onirá.

As comunidades participantes do Projeto são: Roger, Rangel, Porto do Capim, Paratibe, Alto do Mateus, Penha, Conde, Bairro dos Novaes, Centro e Carrapeta em Lucena, Monte Castelo em Cabedelo e Centro e Tibiri em Santa Rita.

Programação - Haverá apresentações do Grupo Capoeira Angola Palmares –Roger; Escola de Samba Império do Samba; Ala Ursa Sem Lenço e Sem Documento e Buiu Axé (Solo de Dança Afro).

Contatos:

Malu Farias – 8818-5581

Nina Nascimento – 8886-5514

Coordenadores do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa

Marcela de Oliveira Muccillo

Pablo Honorato Nascimento

Emanuel Oliveira Braga

Laetitia Valadares

Moysés Siqueira Neto

Conheça nossa equipe técnica: clique aqui.