PENHA: ENTRE REDES E PROMESSAS

exposição penha.jpg
Fé, devoção, mar, beleza, pesca, suor, ritmo, pessoas. Essas e tantas outras palavras poderiam ser relacionadas ao bairro da Penha, na cidade de João Pessoa, e suas manifestações culturais. Esse é o cenário da nova exposição “PENHA: ENTRE REDES E PROMESSAS” promovida pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba – Iphan/PB, por meio da Casa do Patrimônio da Paraíba.

A exposição traz um olhar ampliado sobre o bairro e suas referências culturais, que vão desde a devoção a Nossa Senhora da Penha e a São Pedro Pescador, como também aborda o universo da pesca artesanal, que agrega vários saberes e práticas, como o ofício do pescador, a construção dos apetrechos de pesca, a venda do peixe e sua influência nas relações sociais e econômicas locais.

A riqueza local demonstrada é síntese de um extenso trabalho de pesquisa documental e registro audiovisual desenvolvido pelo Iphan/PB entre 2012 e 2014. E a exposição é complementada com o olhar sobre esse local a partir da perspectiva de artistas pessoenses e com trabalhos de alunos da Escola Municipal Antonio Santos Coelho Neto, localizada no bairro.

Com o apoio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, trazemos ao público esses olhares, mostrando a Penha como um lugar de devoção e emoção, mas também de pesca, redes e encantamento.Abertura: 05 de novembro de 2014, às 19h.

Local: Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e ArtesVisitação: de terça a domingo, até 14 de dezembro

#pescaartesanal #racismoambientalcomunidadestradicionais #território #cultura #religiosidade