Boi de Reis Estrela do Norte (B. Novais) lança vídeo

Filmado no dia 2 de Maio de 2014 na Praça Antenor Navarro de João Pessoa.

Comandado pelo Mestre Pirralhinho, filho do Mestre João do Boi, do Bairro dos Novais, esse grupo de cultura popular traz personagens humanos e animais fantásticos, em uma brincadeira que acontece em locais públicos, onde as pessoas interagem e se encantam com os bonecos e canções que narram a história de morte e ressurreição de um boi.

Fundador do Centro Popular do Bairro dos Novais, o Mestre Pirralhinho começou suas atividades como brincante aos cinco anos, fazendo parte do Cavalo Marinho do Mestre Gasosa, de Bayeux, integrando a brincadeira no papel de Dama.

O Boi de Reis é um folguedo cujas origens remetem ao teatro popular medieval da Península Ibérica. Seus rituais, elementos constitutivos e tradições se expressam desde a escolha do calendário festivo onde é brincado, seja no ciclo natalino, junino ou carnavalesco, até o artefato artesanal que representa o boi, passando pela dança, pela música e pelo drama, envolvendo diversos personagens emblemáticos da cultura popular.

#video