Equipe técnica

 

Este trabalho só foi possível graças ao empenho da equipe responsável: coordenação geral, coordenação editorial, coordenação pedagógica, coordenação de produção, supervisão da pesquisa, assessoria de comunicação, professores, fotógrafo e agentes culturais comunitários.

AGENTES CULTURAIS COMUNITÁRIOS

 
Yara América - Paratibe

Yara América nasceu em 1996. Nascida e moradora da comunidade quilombola de Paratibe, município de João Pessoa, Paraíba, cursa o ensino médio. Há cinco anos faz parte da Escola de Capoeira “Afro Nagô”, onde é aluna de Mestre Zunga e professor João Paulo Pitoco. É uma das organizadoras do projeto Paratibe em Ação. É agente cultural comunitária do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, representando a comunidade de Paratibe.

Jonas Josué - Roger

Jonas Josué Ferreira da Silva nasceu no ano de 1996 em João Pessoa, Paraíba. Morador do bairro do Roger, participa atividades culturais desde criança, quando atuava no teatro da igreja Santa Rita de Cássia. No ano de 2005, ingressa no Centro Cultural Piollin onde se integra em oficinas de circo, teatro e capoeira. Participou das peças teatrais “Os quatro mosqueteiros atrapalhados”, “Quase todos contra nós” e “O gato malhado e a andorinha Sinhá”. Hoje toca em uma banda de Coco e Ciranda chamada “O Nós do Paul”. É agente cultural do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa.

Fernanda Silva Nascimento - Paratibe

Fernanda Silva Nascimento nasceu em 1998 e participa do projeto Paratibe em Ação, do qual é aprendiz de diferentes expressões artístico-culturais e desportivas. Dentre elas, a Capoeira, o Judô, a dança do Coco de Roda, a Ciranda, o Maculelê, e aprende o ofício de Tranças Afro. Está cursando o primeiro ano de ensino médio. Com o Curso de Tranças Afro, Fernanda produz diversos estilos desse penteado nos cabelos das meninas da comunidade de Paratibe, para apresentações culturais, festas, escola, eventos e outras atividades juvenis. É a responsável por ajudar o professor João Paulo Pitoco, coordenador do projeto paratibe em Ação, a organizar o material de apoio da Capoeira, auxiliando-o como monitora de judô. Já foi monitora de capoeira e pretende retomar esta atividade junto com Severino, no galpão de Paratibe, que está em fase de finalização da construção. Ela pretende ampliar cada vez mais esta atuação em Capoeira e Judô porque “são atividades com as quais me identifico bastante”, afirma Fernanda. É pesquisadora bolsista do projeto Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa, representando o bairro de Paratibe.

Nina Nascimento - Roger

Lucileide da Silva Nascimento (Nina Nascimento) nasceu em 1986 em Mogeiro, Paraíba. Cursa Tecnologia em Marketing na Faesne Ensine Faculdade e é instrutora de capoeira do Grupo Capoeira Angola Palmares do bairro do Roger, onde mora. É especialista e oficineira em penteado afro. Atualmente é agente cultural do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, representando o bairro do Roger.

Ayran Nascimento - Roger
Anne Aline - Rangel
 

Ayran Nascimento

Anne Aline Ferreira Leite nasceu em João Pessoa, Paraíba. Moradora do bairro do Rangel, desde criança participa ativamente da organização de manifestação culturais. Dançou na Lapinha “Jesus de Nazaré” e conheceu as Alas Ursas através de seu pai, Manoel, que foi brincante dessa forma de expressão por um longo período da vida. Atualmente participa do “Urso Amigo Batucada”, onde atua no personagem “boneca”. Integra o projeto “Isis” de dança do ventre. É agente cultural do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, representando o bairro do Rangel.

Edson Silva - Rangel

Edson Silva de Souza nasceu em João Pessoa, Paraíba. É morador do bairro do Varjão (Rangel) e graduando do Curso de Gestão Pública na Unipê. É educador do projeto “Orçamento Participativo Criança e Adolescente” e ativista da cultura popular.  Foi coordenador da Pastoral da Juventude do Meio Popular e fundador do Conselho Paroquial de Juventude do Rangel. É arte educador do Programa Mais Educação do Governo Federal, onde ministra oficinas de organização comunitária, e agente cultural do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, representando o Rangel. 

Rossana Marlene de Holanda - Porto do Capim

Rossana Marlene de Holanda nasceu em 1991, na cidade de João Pessoa, Paraíba. É a atual presidente da Associação de Mulheres da Comunidade Porto do Capim, onde organiza e participa de ações e projetos voltados para a construção da cidadania no bairro. É agente cultural do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, onde representa a comunidade do Porto do Capim.

 

Ligialana Pereira

Ligialana Pereira - Rua do Rio/Bairro dos Novais

 

 

Lygia da Cruz Pontes Molla é moradora do bairro de Mandacaru e possui uma intensa trajetória na cultura popular, passando pelo experimento das mais diversas expressões daquele lugar desde a infância. Dentre elas, destacam-se: a Quadrilha Junina Fazenda Cascavel do Coroné Calango; a Lapinha Sagrado Coração de Jesus, organizada por dona Rita; a Quadrilha Junina Paraíba, do Bairro do Roger; a Nau Catarineta “Barca Santa Maria de Mandacaru”, tendo à frente o Mestre Deda (atualmente a Barca está desativada); a Lapinha Jesus de Nazaré (do Bairro Rangel), que por alguns anos funcionou no Bairro Mandacaru, trazida pelo Mestre Maciel e Dona Antônia (fundadores). Lygia tem experiência no teatro comunitário, em que encenou da Paixão de Cristo do Grupo Teatral e Cultural Arte Povo. Desfilou na Agremiação Independentes de Mandacaru (Escola de Samba). Em 2013 desfilou na Tribo Indígena de Carnaval Tupy Guarany. Atualmente, é aluna de Mestre Jurandir Pacheco na Oficina de Gaita; é brincante da Quadrilha Junina Lampião. e representou a Paraíba na cidade de São Paulo com a Nau Catarineta. Na Associação Comunitária de Educação e Cultura – CACTOS, trabalhou como voluntária na programação da CACTOS FM (experimental); É voluntária na CACTOS Biblioteca Comunitária, projeto desenvolvido pela Associação e transformado em Ponto de Leitura, em parceria da Associação CACTOS com o Ministério da Cultura. Colaborou com a produção da Mostra Musical de Mandacaru – também organizada pela CACTOS. É Bolsista no projeto Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa, pesquisadora e agente cultural do bairro.

Lygia Molla - Mandacaru
Marcos Augusto - Gurugi/Ipiranga

Marcos Augusto Rodrigues dos Santos nasceu em 1987, na cidade de João Pessoa e reside no município do Conde desde os primeiros anos de vida. É quilombola, graduado em Pedagogia e pós-graduando em Ciências Agrárias,onde desenvolve estudos sobre agricultura familiar e educação do campo. Participa dos movimentos sociais e culturais no quilombo do Gurugi. Atualmente é agente cultural do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, representando a comunidade quilombola onde vive.

Ewerton Luiz - Gurugi/Ipiranga

Ewerton Luiz

Silvana Priscila de Souza Lima - Bairro dos Novais
Ivan dos Santos - Penha
 

Silvana Priscila Graffiti ♥ Stencil art ♥ Sticker
BDP ♥ VQ ♥ Noya ♥ LBSC João Pessoa - PB ♥ Brasil

Ivan da Silva Costa Junior, ou simplesmente Júnior, nasceu em 1992 em João Pessoa, Paraíba. Mora no bairro da Praia da Penha e está cursando Educação Física na Faculdade Maurício de Nassau. Participa de atividades teatrais na Igreja Batista Betel em Santa Rita. É agente cultural comunitário do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, onde representa a comunidade da Penha.

Juninho Nascimento - Bairro dos Novais

José Vicente da Silva Junior, Juninho, nasceu em 15/05/1995 na cidade de João Pessoa onde reside até hoje. Filho do Mestre Pirralhinho e de Maria Estelita Pereira de Medeiros (ambos brincantes do boi de reis), começou a participar como brincante nos grupos de Cultura Popular com cinco anos de idade, fazendo o personagem do Arriliquim. Em seguida, fez parte do Cavalo Marinho Infantil do seu avô, o Mestre João do Boi, fazendo o personagem da Dama. Como muitos jovens da sua comunidade, em sua adolescência com doze anos de idade, Juninho desligou-se do grupo do seu avô (Mestre João do Boi) para brincar no Boi de Reis Estrela do Norte do Mestre Pirralhinho. É dançante do grupo até hoje. Foi bolsista da primeira edição do projeto Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa.

Safira Sousa - Alto do Mateus

Safira Sousa da Silva nasceu no ano 1992, no bairro Alto do Mateus, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Graduanda do curso Rádio e TV pela Universidade Federal da Paraíba, é bolsista do Núcleo de Documentação Cinematográfica. Participa do Museu do Patrimônio Vivo, representando o Alto do Mateus e conhece de perto a realidade cultural do seu bairro, em especial a orquestra de frevo do bairro e o grupo Cabra de Mateus.

 
Josilene Pacheco - Mandacaru

Josilene Pacheco de Oliveira, conhecida por Lene, nasceu em 1992 e, desde então, é moradora do bairro de Mandacaru. Filha do músico Jurandir Pacheco, gaiteiro da Tribo Tupinambá e brincante de várias expressões culturais do bairro, Lene acompanha a efervescência cultural do bairro desde criança. É universitária, estudante do curso de Licenciatura Plena em História - UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Participa do projeto Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa como agente cultural do bairro deMandacaru.

Eduarda Gadelha - Cabedelo

Maria Eduarda Lima Gadelha nasceu em 1997 na cidade de João Pessoa, Paraíba. Cursa Gestão Ambiental no IFPB. É agente cultural comunitária do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, onde representa o município de Cabedelo, desenvolvendo pesquisa acerca do ofício da pesca artesanal e da Fortaleza de Santa Catarina.

Angela Regina - Cabedelo

Angela Regina tem 47 anos e é natural de João Pessoa, atualmente residindo em Cabedelo. Estuda no IFPB-Campus-Cabedelo, em que faz o Curso de Recurso Pesqueiro. É formada em Meio Ambiente. Participou como voluntária do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (PEMAV), cujo objetivo do projeto era despertar nos visitantes uma consciência ecológica e conservacionista. Sua participação em grupos culturais foi sempre como admiradora e ouvinte. Atualmente, trabalha auxiliando o professor Rogério Cubano, do IFPB, no inventario dos Mestres de Capoeira da Cidade de Cabedelo. Gosta muito de ler, viajar, fazer cursos. Entende que é maravilhoso trocar experiências, conhecer pessoas e que tudo isso faz crescer.

Érica Michele - Lucena

Erica Michele Melo nasceu no ano de 1991 na cidade de João Pessoa e mora em Lucena desde 2007. Participa da Banda Marcial da Maçonaria e cursa Fisioterapia na Asper. Também trabalha confeccionando caixas artesanais e fazendo decoração de sabonetes. Atualmente, é agente cultural comunitária do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, onde representa o município de Lucena.

Alencar Falcão Chagas - Lucena
Vitor Pimentel - Penha
 

Alencar Falcão Chagas nasceu em 1980 em Lucena, Paraíba. Cursa Ciências Agrárias pela UFPB virtual. Bolsista na Secretaria Municipal de Cultura, desenvolve o trabalho de articulador cultural junto aos mestres locais da música popular e grupos folclóricos da região. É agente cultural do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, representando o munícipio de Lucena.

Vitor Pimentel

Rayssa Andrade - Santa Rita

Rayssa Andrade Carvalho nasceu e mora em Santa Rita, Paraíba. Cursou graduação em História na UFPB e atualmente é mestranda em História na mesma Universidade. Estagiou na Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa – COPAC em 2011 e 2012, onde participou de diversas experiências nas áreas do patrimônio imaterial e educação patrimonial. Atualmente é agente cultural comunitária do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, representando o município de Santa Rita.

Vicente Leandro - Santa Rita

Vicente Leandro

EQUIPE TÉCNICA

 

PROFESSORES

 
Marta Sanchis Clemente - Pesquisa etnográfica
Maíra Dias - Educação Patrimonial
Helder Oliveira - Fotografia
Marcela de Oliveira Muccillo - Educação Patrimonial
Sérgio Villar - Informática
Stella d'Agostini - Economia Criativa
Felipe Cantalice - Educação Patrimonial
Pablo Honorato Nascimento - Direitos Culturais
Gabriela Limeira - Educação Patrimonial
tia quene.jpg
Maria de Fátima Cantalice
- Língua Portuguesa

EQUIPE TÉCNICA

 
Marcela de Oliveira Muccillo - Coordenação geral
Pablo Honorato - Coordenação Administrativa e de Produção
Laetitia Valadares Jourdan - Consultora técnica
Moysés Siqueira - Supervisor da pesquisa
Isa Paula Morais - Assessora de comunicaçào
Nara Limeira - Coordenação pedagógica - 1ª fase
 Emanuel de Oliveira Braga - Coordenação pedagógica - 2ª fase
Gabriela Limeira - Supervisora da pesquisa