O Coletivo Jaraguá torna público seu acervo de vídeos e fotos

Desde sua criação o Coletivo Jaraguá conta com um significativo acervo de registros em vídeos e fotos de apresentações e ensaios de diversos grupos de cultura popular da Paraíba. Tais registros produzidos, desde 2009, por seus associados, muitos deles produzidos anteriormente à fundação da instituição, compõem o acervo do Coletivo.

 
Com vistas a tornar públicos e acessíveis tais registros, o Jaraguá inicia a organização e divulgação de seu acervo de fotos e vídeos, a partir do acervo das Tribos Indígenas Carnavalescas. Esta ação se tornou possível por meio da premiação Mãe Edith de Iansã (Edital 004/2021), pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc / Funjope.   
O material que está disponibilizado neste acervo trata-se de documentos audiovisual e fotográfico, em sua maioria em estado bruto. O acesso para visualizar tais materiais está livre para o público interessado em geral.
Em caso de utilização deste material, solicita-se que nossa instituição seja informada (coletivojaragua@gmail.com).

Acervo JARAGUÁ.png
tópico JARAGUÁ.png

Acervo  Coletivo Jaraguá: Tribos Indígenas Carnavalescas 

tópico JARAGUÁ.png

As Tribos, também chamadas “Tribos Indígenas Carnavalescas”, ou “Tribos de Índio”, ou apenas como “Índios”, são uma brincadeira de carnaval, uma manifestação cultural tradicional do “Carnaval Tradição” de João Pessoa, com ocorrência registrada há mais de cem anos. A brincadeira da Tribo é uma prática cultural representativa da diversidade cultural brasileira. A dedicação dos mestres e integrantes do grupo em manter viva tal prática cultural é um trabalho de grande relevância para a memória e identidade de João Pessoa. Embora constitua um relevante patrimônio cultural, tal prática enfrenta um estado de escassez de ações de valorização, registro e divulgação. São poucos os registros dessa manifestação, em sua maior parte privados, de autoria dos próprios atores sociais envolvidos nessa prática, evidenciando-se assim a necessidade de uma ação de sistematização e organização da documentação existente desse importante patrimônio.

2010.png
2011.png
2012.png
2013.png
2014.png
2015.png
2016.png
2017.png
2018.png
2019.png
2020.png
2021.png

Arquivista Responsável: Vicente Leandro dos Santos Neto

Coordenação: Marcela de Oliveira Muccillo e Pablo Honorato Nascimento

Rodapé png.png

Apoio

Realização

Logo jaraguá borda florida-fundo transparente.png